top of page

Monteiro Lobato, livros infantis e crianças leitoras: uma grande história!

Em homenagem ao aniversário do grande escritor brasileiro, José Bento Monteiro Lobato, comemora-se hoje (18 de abril), o Dia Nacional do Livro Infantil. O autor, mais conhecido apenas como Monteiro Lobato, é considerado o criador da literatura infantil no Brasil, e é muito reconhecido por suas grandes obras, entre elas, o famoso Pica Pau Amarelo e seus singulares personagens, de onde surgiu o Sítio do Pica Pau Amarelo.


Lobato tinha muita didática ao escrever suas obras, pensando em educar as crianças através da leitura, além de diverti-las com as histórias. Por isso, ele é considerado o “pai” da literatura infantil, e cá entre nós, quem não conhece a Narizinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, e todos os outros moradores do Sítio?! Segundo a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada sob encomenda do Instituto Pró Livro ao Ibope, e divulgada em 2016, Monteiro Lobato ainda está no topo da lista dos autores preferidos dos brasileiros!



Crianças leitoras

E já que estamos falando de literatura infantil, a mesma edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, aponta que as crianças de 5 a 10 anos somam a segunda maior porcentagem de leitores que leem livros por gosto, totalizando 40%, e ficando atrás apenas dos adolescentes de 11 a 13 anos, que somam 42%.


A professora de educação infantil, Silvana Aparecida Dias Carvalho, ministra aulas para crianças do terceiro ano, e afirma que a escola incentiva bastante a leitura. “As crianças leem, em média, 5 livros por mês por indicação da escola, que tem um projeto de leitura no qual todos os alunos têm um tempo de 30 minutos para ler, uma vez por semana”, conta Silvana.


A escola é a principal fonte de incentivo para o desenvolvimento de um leitor, assim como Giulia Cunha, de 13 anos, que começou a pegar o gosto pela leitura desde muito cedo. “A gente ia na biblioteca uma vez por semana na escola, e eu sempre pegava um livro de uma coleção. Na outra semana eu devolvia e já pegava o próximo, e assim fui começando a gostar de ler”, afirma a aluna que, atualmente, lê cerca de 03 livros por mês. Além disso, Giulia conta que ainda hoje, sua turma da escola faz uma roda leitura, onde cada um lê um livro que quiser por mês, e depois conta para a sala sobre ele: “é bem legal, porque a gente conhece livros novos e fica com vontade de ler! A professora dá nota, ao mesmo tempo que incentiva a leitura!”, conta.


Giulia Cunha, de 13 anos, lê em média 3 livros por mês

Giulia Cunha, de 13 anos, lê em média 3 livros por mês

A professora Silvana diz que além do incentivo da escola, é fundamental que os pais das crianças também incentivem. “Os pais precisam demonstrar interesse pela leitura, e também sempre ler... É fundamental que os pais leiam, e compartilhem o momento de leitura com os filhos”, diz a professora.


A leitura é necessária para crescer, e como dizia o pai da literatura infantil, Monteiro Lobato:


“Um país se faz com homens e livros”.


Se ele diz, quem somos nós para discordar, não é mesmo?


Feliz Dia Nacional do Livro Infantil!

Por: Gabriela Cunha

Posts recentes
  • Facebook - Black Circle
bottom of page